Promoções perdidas

Por: Anna Franco

“O embarque está liberado” esses são sons que os clientes da agência on-line 123 Milhas que compraram os pacotes “Promo” com embarque de setembro a dezembro deste ano não vão escutar tão cedo. A nota emitida pela empresa na sexta-feira do dia 18 de agosto demonstra em suma um despreparo enorme para gerenciar situações de crises como essa e manter seu modelo de negócio.

Essa situação não é novidade para os consumidores brasileiros, em março deste ano a empresa Hurb, que trabalha com o mesmo esquema de funcionamento, também realizou cancelamentos massivos de pacotes flexíveis – aqueles sem data fixa – ao não conseguir cumprir com suas responsabilidades. Para ambas as empresas o problema se deu por uma avaliação mal feita do crescimento do setor de turismo, afinal, esse modelo de atuação extremamente falho faz uso de especulações de valores para ofertar passagens aos consumidores.

Para além do alto grau de risco previamente existente nesse tipo de negócio, a empresa demonstrou um despreparo extremo para a projeção dos valores e a contenção dos danos. No mês seguinte as polêmicas envolvendo a Hurb o Governo Federal divulgou em seu site uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) que previa a movimentação de US$ 9,5 trilhões na economia mundial em decorrência do crescimento do setor turístico, apenas 5% abaixo dos níveis registrados em 2019 – período pré-pandêmico.

Considerando que a empresa trabalha conscientemente com um modelo de negócio que já apresenta falhas seríssimas e que pesquisas consistentes o suficiente para paralisar as vendas desse tipo de pacote, pelo menos 4 meses antes do ocorrido, estão amplamente divulgadas pelo ministério do turismo, reiteramos, não realizar uma contenção de danos antecipada é prova da mais pura e mera incompetência.

Agora, o som tão esperado dos alto-falantes declarando “O embarque está liberado” será trocado pelo burburinho das cadeiras de espera do Procon e, quem sabe, o mais próximo que esses clientes chegarão dessa viagem nos próximos meses será a retirada da senha 123 para receber o atendimento.

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