Por Marcelo Marques
Guy Kawasaki diz algo cômico em seu livro “Encantamento: a arte de modificar
corações e mentes”:
Steve Jobs tem a capacidade de encantar a casca do ovo sem perturbar a
gema. Porém, sem o Macintosh, o iPod, o iPhone, ou o iPad, Steve não teria o
que vender. Quando combinamos a visão de Steve com a concretização de
sua visão (ou seja, os extraordinários produtos da Apple) e adicionamos a sua
presença, ele se torna imbatível.
Kawasaki elaborou uma lista com as qualidades necessárias para um bom
produto:
- Profundidade: quando você descobre uma necessidade profunda dos seus
clientes. Por exemplo, o Google é uma parada obrigatória para suprir as suas
necessidades online, desde uma simples busca até o gerenciamento do seu e-
mail e voicemail ou agregando alertas RSS para analisar seu site na Web.
- Inteligência: quando você descobre uma forma inteligente de resolver o
problema das pessoas. Por exemplos, o Ford MyKey permite que você
escolha o limite de velocidade e o volume máximo para o sistema de som de
um automóvel, algo necessário quando se tem em casa motoristas jovens.
- Completude: quando você descobre algo que vá além de uma causa
completa tornando uma grande experiência. Um Lexus é muito mais do que
açõ, couro, vidro ou borracha, há um suporte pós-venda e serviços auxiliares
que o cercam.
- Autonomia: quando você descobre que é possível fazer as coisas antigas de
modo melhor e realizar aquelas que não seriam possíveis de serem realizadas
no passado. A sensação de autonomia é a essência da paixão dos clientes por
seus Macintoshes, que consideram a extensão de si mesmos.
- Elegância: quando você descobre que alguém se preocupou com a interface
e a experiência do usuário. Causas elegantes trabalham com as pessoas.
Exemplos: cadeira Eames, Audi A5/S5, BMW 320i
E você? Qual o seu Hall da Fama dos Encantamentos?
Referências:
KAWASAKI, Guy. Encantamento: a arte de modificar corações, mentes e
ações. (tradução Elizabeth Olsen) – Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.