Por Anna Júlia Lopes
O BECO (Branding, Empreendedorismo e Comunicação Organizacional) é um grupo de pesquisa associado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, ministrado pelo professor e ex-coordenador do curso, Marcelo Marques. As principais propostas do mesmo giram em torno de um diálogo acerca de estratégias comunicacionais, brand journalism e inovação. E esse discurso e abordagem nunca fez tanto sentido como agora, em meio à pandemia do Coronavírus, um momento marcado não só pelas suas tragédias, mas pela imprevisibilidade.
Ao estudar sobre gerir e comunicar a identidade de uma empresa, é possível entender que a criatividade é um dos primeiros passos. Diferenciar-se no mercado pode não ser uma tarefa fácil, mas a inovação geralmente vem em tempos de crise, pois é nesses momentos em que soluções são necessárias. Saber utilizar a pandemia como um recurso para impulsionar os negócios pode ser uma oportunidade e também uma boa estratégia para se posicionar.
Somado à necessidade, há o home office. A quarentena nos tornou isolados do mundo físico, mas extremamente conectados virtualmente. Novas marcas e empresas surgiram e cresceram em 2020 graças às redes sociais. O digital tomou conta da vida das pessoas e cabe àqueles que sabem e têm discernimento para empreender a visualização da vida online como uma forma de maximizar resultados e minimizar custos.
Em um período pós-pandêmico, o foco não vai mais ser como era antes, e sim no que é possível durante um momento tão delicado como esse. O destaque vai para aqueles que estarão preparados para enfrentarem novos contextos turbulentos: mais eficiência, produtividade e inovação para a retomada e para alcançar uma posição não apenas no mercado, mas no imaginário do público.