Por Julia Teresa Beautiful Boy lançado em 2018 é um drama que mostra a luta contra as drogas na perspectiva de um pai. O longa é interpretado por Steve Carell e Timothée Chalamet, grandes astros do audiovisual. É baseado nos livros Beautiful Boy de David Sheff e Tweak Nic Sheff, ambos nomes dos personagens de Steve e Timothée no filme.
A emocionante história traz a perspectiva da relação de David com seu filho Nic e como se viu perdido no mundo das drogas. Nic é um personagem cativante por todo seu carisma e amor por sua família e pela arte.
A excelente atuação de Timothée envolve os telespectadores na angústia não só de Nic mas de todos os familiares que apoiam e o ajudam nessa trajetória. Em meio a idas e vindas em centros de reabilitação, acompanhamos Nic e David em seus momentos de estopim com as drogas.
Nic, no filme, é um usuário de metanfetamina. Nic começa a usar as drogas mais “leves” no colégio, e quando chega a universidade experimenta metanfetamina pela primeira vez. Logo, Nic perde o controle de todas as perspectivas de sua vida, assim como diversas outras vítimas que tiveram suas vidas destruídas por conta do vício.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas em 2020. Esse dado mostra como as drogas são normalizadas e cada vez mais consumidas durante os anos. O Relatório também aponta que entre 2010 e 2019 o número de pessoas que consumiram drogas aumentou em 22%, em parte devido ao crescimento da população. Porém houve um aumento no consumo em 40% nas regiões da África, principalmente devido ao crescimento da população jovem.
Toda narrativa mostra David presente na luta do filho contra as drogas. Porém, em uma das cenas mais impactantes do filme, tanto pela atuação de Steve e Timothée, quanto pela seriedade do assunto, David nega ajuda ao filho. O momento emociona e comove.
A história também mostra como Nic se sente perdido em toda a situação, e como o fato de ele não conseguir controlar seu vício também o deixa desapontado e frustrado. Nic se mostra um menino excepcional por mostrar suas fraquezas e tentar a qualquer custo superar seu vício.
O filme de Felix van Groningen reflete exatamente a relação estremecida de uma família afetada pelas drogas. A relação paterna apresentada para o telespectador comove de maneira exata para a contemplação aos acontecimentos do filme e para o envolvimento da trama.